A FAMÍLIA COMO ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL.
Os relacionamentos que ocorrem dentro de sistemas familiares, podem ser vistos como em uma organização do tipo horizontal, na qual os indivíduos componentes do sistema possuem grande autonomia para tomar suas próprias decisões. Ainda que nas famílias de caráter nitidamente latinos ou autoritárias, o "Pater" às vezes assume o papel de comandante; ou uma "Mama", tão maternal quanto ameaçadora, tente reintroduzir o sistema matriarcal de mando.
Independente do estilo da sua cultura, no sistema de relacionamento familiar, normalmente um grupo pequeno de componentes individuais estão subordinados a um gerente, mas há vários gerentes que se relacionam entre si, mais ou menos de modo informal, sem evidenciar que o controle organizacional esteja nas mãos de um único chefe geral, como nas estruturas verticalizadas. Neste caso, o mafioso "Poderoso Chefão" provavelmente será a exceção que confirma a regra.
Isto torna os conflitos familiares difíceis de serem resolvidos, tanto por que os indivíduos podem se sentir desorientados sobre o que deles exatamente se espera, assim como os gerentes não se sentem completamente seguros de sua autoridade, que pode ser contestada de uma hora para outra, a depender das crises e dos conflitos que se estabelecem no interior dos grupos. Numa estrutura assim, tão dependente de emoções e variáveis incontroláveis, não é de estranhar que as famílias em geral vivam instantes de terror existencial, a famosa imagem da "casa de loucos", onde todos brigam e ninguém tem razão.
De tanto estudar as famílias e seu sistema de relacionamento interno, assim como os padrões de comportamento que se repetem nas famílias ao longo de gerações, o ex padre alemão Bert Hellinger definiu três regras que regem estes relacionamentos. Elas estão fincadas como estacas firmes que sustentam a estabilidade do sistema. São elas a Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio.
- Lei do Pertencimento
- Lei da Ordem
- Lei do Equilíbrio
https://medium.com/cuidadoria/as-3-leis-sist%C3%AAmicas-nas-novas-organiza%C3%A7%C3%B5es-6b0215115c9e
Nenhum comentário:
Postar um comentário