domingo, 26 de agosto de 2018

MEDITAR, ou "ditar a mim mesmo".




É o exercício de pensar de forma concentrada. Do ponto de vista exotérico, MEDITAÇÃO é o ato de elevar a consciência pessoal para os planos do mundo espiritual, de modo a obter os benefícios da INTUIÇÃO e da CONTEMPLAÇÃO, e fazê-los influenciar nos planos da Personalidade e Consciência. Também se diz que MEDITAÇÃO é o estado em que a mente concreta perde o controle sobre si própria, possibilitando a abertura de um canal direto com a inspiração divina.
O objetivo primordial da MEDITAÇÃO, portanto, é elevar a atenção para os níveis superiores da existência, partindo do Físico/Etérico para os mundos das camadas da Emoção e Mentalização. Através da meditação é possível atingir a tríade espiritual superior existente em cada Ser, constituída didaticamente por três camadas, a saber: Causal, Búdica e Átmica.
Evidentemente, este é um processo difícil, acumulativo e demorado. Nas primeiras experiências, talvez o Ser meditativo nem consiga ir acima da mente concreta, no Corpo Físico.
A Meditação é o exercício para o desenvolvimento dos corpos Astral e Mental, assim como a ginástica e práticas desportivas são exercícios para o corpo Físico. A pessoa que medita se acostuma a manter o foco naquilo que é importante no determinado momento, sem abstrair-se em pensamentos fragmentados e fugidios, sem desperdiçar energia. O Homem que medita governa os acontecimentos no caminho da evolução para tornar-se um INDIVÍDUO, aquele que se conhece e se domina.
Todas as religiões e escolas filosóficas recomendam a meditação. Santo Afonso, um bispo católico fundador dos Padres Redentoristas, na altura do ano 1750, disse a respeito da Meditação que ela é a "fornalha abençoada na qual as Almas são infladas pelo amor divino". Existem muitos tipos de Meditação e cada qual deve achar o método que lhe melhor lhe pareça. A prática deve ser diária e, de preferência, sempre no mesmo horário, de modo a criar um ambiente pessoal afastado das frivolidades da vida cotidiana. Muitos praticantes preferem o nascer do sol, quando as energias telúricas estão em seu melhor momento do dia.
Mantida a prática diária, dentro de algum tempo a conexão com os planos superiores da consciência se dará de forma automática, obtendo bençãos de fontes cada vez mais altas, gerando poderosas formas-pensamento no mundo Mental, desde que o pensamento e os sentimentos sejam totalmente altruísticos, destituídos de egoismo.
FORMAS DE MEDITAÇÃO
"O Homem se torna aquilo que pensa" é um ditado da sabedoria hindu. Uma boa forma de se iniciar na prática da Meditação é dirigi-la para a melhoria do caráter, através do foco numa VIRTUDE desejada para si mesmo, como por exemplo a "mansidão", uma maneira não agressiva de ser e estar no mundo. O praticante pode se concentrar no assunto, imaginando-se como detentor das qualidades associadas a essa virtude, como a forma de falar, pensar, desejar, imaginando a inofensividade como característica de seus próprios atos cotidianos, a maneira como esta virtude se manifestaria num Homem Ideal, como esse Homem Ideal trataria as pessoas e assim por diante. Meditando diariamente, em pouco tempo sua vida passaria por uma enorme transformação em seu modo de agir, tal como descreve o filósofo egípcio Plotino (205 dc - 270 dc): 
"Recolhe-te em ti mesmo e observa. ... corta o excesso, endireita o que está torto, leva luz ao que está sombrio, ... até que vejas a virtude final estabelecida com firmeza ...".

Uma das formas de meditar é a DEVOCIONAL. Elevar o pensamento para a figura de um Mestre ou, se preferir, na Divindade. O praticante deve concentrar-se na figura de sua devoção, em seus diferentes aspectos, de forma a avivar em sua mente os sentimentos de gratidão, admiração, reverência, etc. Ao se concentrar num Mestre real, como Jesus Cristo, por exemplo, forma-se um centro magnético, uma linha de luz ligando o praticante e a presença interna desse Mestre, influência que continua a existir depois que a meditação termina.
O MANTRA é outra forma de Meditação. Uma oração ou um cântico é escolhido como tema e repetido continuamente, muitas e muitas vezes, formando uma sequência de sons, normalmente identificados com uma linha de pensamento religioso ou filosófico, sequência esta através da qual o devoto dirige sua mente concentrada para um objeto, que pode ser um rosário da igreja católica, um Deus de qualquer religião ou crença, um sentimento altruístico como o Amor, a Compaixão, etc.
A MEDITAÇÃO DINÂMICA foi proposta pelo místico indiano Bhagwan Shree Rajneesh, também conhecido como Osho (1931-1990), o qual considerava que o homem ocidental havia perdido a capacidade de se concentrar num só propósito. Este homem moderno estaria submetido a um turbilhão tão grande de informações e preocupações, que se lhe fosse possível estancar num momento qualquer espécie de pensamento, por poucos segundos que fosse, isso representaria um enorme avanço em seu processo de acessar seu verdadeiro Ser. Assim, a meditação Dinâmica de Osho é baseada em exercícios intensos, que incluem saltos, danças e movimentos involuntários, acompanhados de percussão e músicas eletrônicas, por aproximadamente 40 minutos, até que uma voz dá um comando de Pare!, momento em que os praticantes devem cessar todos os movimentos e ficar imóveis, prestando atenção unicamente em sua respiração, nesta altura bastante acelerada. Este seria o momento em que a mente "para" por alguns segundos, propiciando a experiência meditativa. Não por acaso, Osho foi o "profeta da juventude", pois sua meditação corresponde a uma verdadeira corrida de obstáculos! Mas, funciona. Eu a experimentei várias vezes.
Há vários outros tipos de Meditação, incluindo algumas linhas de Yoga, algumas práticas sexuais religiosas védicas chamadas Tântricas, algumas meditações são baseadas no movimento, outras na respiração, outras na cromoterapia, na conexão com os elementos da natureza e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário