sábado, 19 de novembro de 2016

REMÉDIOS CASEIROS




É preciso cuidado ao lidar com plantas medicinais, por que a tradição popular inverte muitas coisas e conceitos. Por exemplo, Mastruço não tem nada a ver com Menstruz, mas muita gente confunde as duas. O Alecrim, por exemplo, é um poderoso estimulante, anti depressivo, anti oxidante, anti inflamatório, etc, mas jamais deve ser consumido por doentes do coração ou diabéticos. Se possível, procure sempre orientação de um(a) especialista.
No entanto, algumas plantas podem ser facilmente cultivadas em quintais ou mesmo em vasos. Elas podem ser preparadas como INFUSÃO ou COCCÃO.
INFUSÃO é quando você corta as folhas e as mergulha numa água quente, um pouco abaixo da temperatura de fervura (+-80º). 
COCÇÂO é o processo de obter o óleo essencial das partes mais duras das plantas (caule, cascas, raízes), que devem ser cozidas por dez minutos,
Tape o recipiente, que não deve ser de alumínio, e aguarde pelo menos meia hora. 
Jamais utilize chás de um dia para o outro.
Estas informações foram repassadas por uma professora doutora com 30 anos de prática em Fitoterapia. 
Segue uma lista de plantas simples, sem contra indicações e muito valiosas do ponto de vista terapêutico. Todas podem ser obtidas por infusão, cocção ou tintura. A tintura é para uso externo e se obtém colocando a planta picada num vidro com álcool, deixando por um período entre 7 e 15 dias.

TANSAGEM - Anti inflamatório de uso geral.
MELISSA - A officinalis (rasteira) ou a citral (arbusto). Calmante e hipotensora (baixa a pressão arterial e acalma o coração agitado).
BALEEIRA - Cicatrizante, analgésica, anti inflamatória.
MIL FOLHAS - Gripe, febre, dor de cabeça, protege o fígado.
HORTELÃ (menta) - todos os tipos - Expectorante, vermífugo, gripes e reumatismos. 
POEJO - Cólicas, analgésico, expectorante.
CALÊNDULA (flor) - Todos os processos alérgicos, regula os hormônios femininos, cicatrizante, a tintura gelada é especialmente indicada nas queimaduras. 
GUANXUMA - Reduz colesterol e triglicerídios, diabetes, depurador do sangue. Deve-se cozinhar 4 raízes em um litro dágua. 
BABOSA - O creme interno é potente recuperador da pele. A tintura, obtida com a planta picada mergulhada em álcool, combate as varizes.

E, finalmente, a professora recomenda o que ela considera a maior maravilha, a PFAFFIA. Deve ser usada como chá ou tintura da raiz. É conhecida como "ginseng brasileiro", denominação completamente inapropriada, segundo a professora, pois se trata de famílias diferentes. É um potente fortificante, anti cancerígeno, baixa a glicose e o colesterol, auxilia no processo circulatório. Já existe disponível no mercado cápsulas da planta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário