quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Elementais, meu caro humano.



A Terra é um pontinho perdido na imensidão do Universo desconhecido. Consta que é um planeta onde, a exemplo de outros, seus componentes vivem num eterno processo de mudança conhecido como Evolução. Aqui, um determinado componente chamado Ser Humano seria o mais evoluído de todos, por que conta com algo chamado CONSCIÊNCIA, num estágio superior aos demais componentes, o que lhe daria a capacidade de acesso à sua camada chamada Espírito, que lhe daria a capacidade de conexão cósmica com a Consciência Divina do Universo. Porém, em sua egolatria este Ser Humano se julga dono do Planeta e pensa que os demais componentes estão a seu serviço.


O Ser Humano ignora a verdade de que o propósito divino é que ele, Humano, é que está a serviço cósmico dos demais componentes, para possibilitar a evolução destes, até o ponto em que também atinjam o estado de consciência cósmica autônoma.
Desta forma, o Ser Humano possui dentro de si a energia que ajuda na evolução dos demais seres terrestres, chamados ELEMENTAIS. Estes podem ser compreendidos como criaturas físicas ou astrais, que habitam os quatro reinos da natureza e podem exercer enorme influência sobre os seres humanos. 

Evolução da vida, do MINERAL ao HUMANO

As tradições religiosas de povos tão antigos quanto a própria raça humana atual, como os egípcios, gregos, romanos, chineses, hindus, entre outros, dizem que a vida na Terra se origina da divindade absoluta, da qual o Espírito se separa para iniciar o seu processo de materialização. O primeiro estágio da evolução está no reino mineral, onde o princípio divino recém liberado passa por um longo aprendizado. O estágio seguinte estará no reino vegetal, onde também se permanece por um longo tempo. Antes de passar ao estado humano, o princípio divino deve passar pelo estágio animal. 

Antes do Espírito proveniente do divino Absoluto tornar-se humano, ele está governado por seres da natureza conhecidos como ELEMENTAIS. Nesta condição, ele ainda não apresenta o corpo Mental. Sua estrutura vai apenas até o corpo ASTRAL, dentro da escala setenária que futuramente será sua casa.  

FOGO, AR, ÁGUA E TERRA são chamados os quatro elementos, governados por entidades que trabalham internamente para desenvolver a energia de cada um desses elementos em sua essência. Essas entidades são as SALAMANDRAS para o elemento Fogo, os SILFOS para o elemento Ar, as ONDINAS para o elemento Água e os GNOMOS para o elemento Terra. 

O FOGO está ligado ao processo de transmutação da energia de cor violeta, chamada do Sétimo Raio no conhecimento esotérico. Ela corresponde à santíssima trindade e sua capacidade de destruir e construir ao mesmo tempo, o que é básico para a evolução no planeta. No corpo humano, este elemento está ligado ao controle da temperatura, às expressões emotivas e psíquicas. Seu foco de representação está  nas mãos, mas a energia emitida vem internamente do coração. 


O AR tem a capacidade de libertar as energias paradas, de ampliar os horizontes o mais amplamente possível, fugindo dos muros impostos pelo preconceito e pelo ego humano. É o mantenedor da vida. No corpo humano o Ar está ligado à capacidade de respiração. Seu foco de representação são os pulmões. 

A ÁGUA possibilita o movimento das paixões e das emoções, as projeções e pensamentos na direção do mundo ideal, mesmo sabendo da impossibilidade de construí-lo imediatamente. Sem as ondas inconstantes da água, não há o sonho do futuro. Representa 70% do volume do corpo humano. Seu foco maior de representação está no abdômen.


A TERRA é o assentamento básico do possível, corresponde à firmeza e a manutenção das condições objetivas de sobrevivência. É o campo da estabilidade e do real.  Seu foco de representação está nos pés.

O elemental ÉTER e as "formas-pensamento"

Além dos quatro elementos da natureza terrena, os cientistas e os esotéricos defendem a existência de um quinto elemento: o ÉTER. 

A tese científica básica é que a luz se propaga através deste elemento, dado que não há espaço vazio no universo. Segundo Aristóteles e os filósofos gregos, o ÉTER é o elemento que se diferencia dos demais por não ter uma estrutura física. Possivelmente está num estado não compatível com a matéria. Está além do tempo mensurável e seu foco é a transcendência, ou seja, a capacidade de se auto conhecer em plenitude. Seria a habilidade de existir fora do mundo convencional, físico e limitado.
Todos temos o elemento Éter dentro de nós, em maior ou menor estágio de desenvolvimento. Pessoas altamente espiritualizadas o têm em conexão direta, já outros o apresentam extremamente contidos e reprimidos. 

No entanto, há um tipo de elemental gerado pela própria mente humana: são as Formas Pensamento, que vêm a ser qualquer forma de energia gerada na direção de um certo ponto específico. Uma vez gerada, esta energia permanece armazenada no Eter, influenciando o karma terreno como maldição e praga, assim como também na forma de amor e compaixão. Se uma tal Forma-Pensamento negativa é dirigida especificamente a um indivíduo, a sua dissolução pode ser muito complicada, gerando um quadro obsessor que pode atravessar várias encarnações, pois em último grau estes elementais ficam agregados ao nosso Corpo Causal. A limpeza deste tipo de obsessão está intimamente ligada à nossa capacidade de perdão verdadeiro, além da disciplina interna em executar um trabalho sistemático, dentro de alguma linha filosófico religiosa.   

Caminho da Evolução

Com sua própria evolução para outras dimensões além da terceira, o Ser Humano poderá fazer melhor o trabalho e a missão cósmica DE SERMOS OS MENTORES da evolução dos demais seres elementais da natureza, na busca do objetivo maior do Plano Divino, a EVOLUÇÃO CÓSMICA NA DIREÇÃO DO AMOR... A Evolução se mede em milímetros, ao longo de bilhões de anos, mas cada um deles pode representar um verdadeiro salto quântico, que causam movimentos de descontinuidade, flashs e insights transformadores.

Quanto mais trabalhamos em nós as energias dos elementais, mais despertamos em nós mesmos as respostas para nos guiar pelo Caminho da Evolução.







Um comentário:

  1. Gratidão por este texto elucidativo sobre as relações dos quatro elementos do universo e o corpo/psiquê humano. Poderá despertar reflexões sobre a responsabilidade das imagens, palavras e pensamentos criados. Importante para os alunos das oficinas de criação literária.

    ResponderExcluir