segunda-feira, 27 de agosto de 2018

MEDITAR, ou "ditar a mim mesmo" - Parte II - O PAI-NOSSO


O PAI-NOSSO de alinhamento dos CHAKRAS


Chakras do corpo físico-etérico

O Ser Humano é constituído de dois campos principais: o físico e o espiritual. 
Pode haver diferentes visões entre as várias filosofias e religiões, mas ninguém contesta esta classificação maior. 
Dentro do movimento holístico herdado das compilações de Helena Blavatsky (1831-1891),  conhecido também como Teosofia, afirma-se que, assim como tudo no Universo, o Ser Humano está subdividido de forma setenária, ou seja, em sete partes. Então, na verdade teríamos sete corpos, 4 na parte básica da Personalidade e 3 na parte superior Espiritual. Cada um destes corpos está sub-dividido em sete sub níveis. Quanto mais alto o Corpo dentro do plano setenário e seu sub nível, maior a pureza e sutileza de sua essência. Então, o caminho da ascensão e crescimento pessoal começa no Corpo Físico (nossa base biológica) e vai até o Corpo Átmico (onde reside a Chama Divina). 

A meditação é uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e espiritual, conforme a grande maioria dos pensadores e filósofos religiosos vêm afirmando ao longo dos milênios.  Mas, determinadas meditações levam muito tempo na sua execução, às vezes mais de uma hora, dependendo do tipo de meditação que se esteja realizando.  Já falamos  sobre isso em capítulo anterior.  Por outro lado, é importante  manter-se conectado com as energias provenientes da Divindade a maior parte do tempo possível, pois isso nos trará bençãos de proporções imensas para nossa saúde, nosso equilíbrio e nossa proteção nas turbulências do dia-a-dia, nem sempre fáceis em um mundo conturbado como o que vivemos. 

O PAI-NOSSO CRISTÃO pode ser utilizado como uma ferramenta de meditação cotidiana, rápida e eficaz. Em primeiro lugar por que, ao invocarmos esta oração, especialmente no mundo ocidental e cristão, estaremos nos juntando a uma egrégora com mais de 2 bilhões de pessoas que se declaram cristãos. No Brasil, mais de 90 por cento da população religiosa se declara cristã. Outra vantagem de conectar o  Pai-Nosso aos chakras, é que pela sua simplicidade a meditação pode ser feita  em qualquer lugar, não precisa  estar  num ambiente especial nem dentro de uma catedral. Até dentro de um elevador, a pessoa pode se conectar, fechar os olhos e proferir a oração-meditação, algo que não durará mais do que um minuto. 

O fato da pessoa se conectar  mentalmente aos sete chakras do corpo físico-etérico, faz com que estes sejam abençoados e automaticamente se liga um conector  de  revitalização energética, limpando os pensamentos depressivos ou negativos e restaurando o padrão de saúde natural, orientado para o prazer e o bem estar. Depois deste minuto de reconexão, a pessoa tende a sentir-se em melhores condições para continuar sua luta cotidiana com mais disposição e confiança.   

O MÉTODO e sua explicação

Consiste na mentalização de um chakra específico, enquanto se pronuncia uma frase da oração. Este pronunciamento pode ser feito em voz alta ou em silêncio, conforme forem as condições do local. Começamos do Chakra mais alto para o mais baixo, seguindo a linha vertical da energia, do mais sutil e sagrado, para o mais denso e físico.  

 Chakra Coronoriano, no alto da cabeça.
Chakra coronariano, no alto da cabeça 
"PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU"
Pronuncia-se a frase inicial da oração  mentalizando o chakra coronariano, situado no alto da cabeça, cujo símbolo é mostrado acima. Neste chakra é  onde está a conexão com o divino, segundo a tradição védica. Esta afirmação vibra em altíssima frequência, chamando para o espaço pessoal a energia divina invocada. Neste momento, ao nos identificarmos como "filhos" do Pai, assumimos nossa condição de produto da criação divina, ou seja, somos irmãos de todos os demais seres criados por Ele. É uma posição de humildade diante do Poder Divino, que é incompreensível e inexplicável para nós, enquanto Seres ainda encarnados.     



Chakra frontal, entre os dois olhos
"SANTIFICADO SEJA VOSSO NOME"
Devemos pronunciar esta frase focalizando o Chakra Frontal, localizado no espaço entre os dois olhos. Neste chakra está a visão transcendental, o conhecimento oculto acumulado ao longo da existência. É chamado pelos orientais de "terceira visão", aquela propiciada pela Intuição. Aqui, reconhecemos a Deus como sendo "aquele que simplesmente É", ou seja, reconhecemos Deus como sendo a Energia perfeita, sagrada e universal. 



Chakra laríngeo, na garganta
"VENHA A NÓS O VOSSO REINO"

Aqui, pedimos que a harmonia entre todos e tudo, que  identificamos como o Reino de Deus, venha até  nós passando pelo canal estreito da garganta, sugerindo o quanto é difícil esta aproximação, por estarmos quase sempre despreparados para receber a energia divina. O "Reino" que estamos pedindo  vai  passar pelas cordas vocais, situadas neste espaço. A explicação é  que aquilo que mais nos aproxima da energia cósmica divina é o Som, que é capaz de expressar o  Logos, ou o "sopro divino". Lembremo-nos que "No início era o Verbo, e o Verbo estava  com Deus, e o Verbo era Deus".  



Chakra cardíaco, no coração
"SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU"



"Assim como é em cima, é embaixo", segundo a máxima lei da filosofia hermética. O entendimento desta frase na oração é que nosso Coração, o Chakra do sentimento e da compaixão, seja orientado a aceitar esta verdade universal, pois está  claro que a vontade de Deus prevalecerá sempre, queiramos ou não.  O coração está justamente no meio da sequência de Chacras e, portanto, no meio da oração do Pai-Nosso. As três frases acima dele são de natureza mística, enquanto as três que virão abaixo são de natureza ética. Então, fica claro que o Coração é o divisor de águas na  concepção energética do corpo físico-etérico humano. 


Chakra plexo solar, no estômago
"O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE"
Pedimos o pão de hoje, não o de amanhã ou da semana seguinte. Confiamos que a providência divina vai satisfazer nossas necessidades materiais, a cada novo dia, a seu tempo. Não precisamos estocar recursos, pois temos a certeza que eles serão supridos pelo nosso Ser Superior, tanto o Eterno quanto o Interno, que são o mesmo Deus que nos dá suporte. "Se o Senhor atende as necessidades dos passarinhos, quem dirá a de seus filhos humanos ...".  


Chakra umbilical, no umbigo
"PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS QUE NOS TÊM OFENDIDO"

As ofensas que praticamos (ou que outros praticam contra nós) se convertem em "dívidas morais" e nos trazem grande dor emocional, a dor do arrependimento. Como toda emoção, esta culpa é processada  no Plexo Esplênico,  situado no abdomen. Este é o território das emoções humanas. Toda culpa deve ser perdoada, não por Deus, cuja justiça é perfeita e será executada impreterivelmente ao longo das eternidades. Mas, mesmo este Jeová todo poderoso, algumas vezes se valerá da compaixão, tornando a sentença nula, quando isso significar progresso para a evolução espiritual do culposo. Se até Deus perdoa, o que se dirá da condição humana? 


Chakra básico, abaixo do órgão sexual no assoalho pélvico
"NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL"


A energia divina e sutil que entrou pelo Chakra coronariano vibrando em altíssima velocidade, foi sendo convertida de vórtice em vórtice, segundo passou por cada Chakra ao longo do caminho, e chegou ao Chakra Básico praticamente no nível da  matéria, tal como a energia elétrica  em alta tensão vai baixando de transformador  em transformador, até chegar em condições de ser consumida para uso doméstico. No  entanto, em  nenhum momento esta energia deixou de ser sagrada. A evolução humana inclui sua aventura sexual-afetiva e sua luta pela sobrevivência. Os plexos Sacro e Genital estão diretamente alinhados para a satisfação dessas necessidades físicas do ser humano. O mal  não está nos prazeres, nem as tentações são proibidas. O mal está em ficar parado neste nível. Esta é a tentação que o Ser Humano deve evitar.   








Nenhum comentário:

Postar um comentário