quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MEDITAR, ou "ditar a mim mesmo" - Parte III - A MEDITAÇÃO DO HOMEM ECOLÓGICO





A MEDITAÇÃO DO HOMEM ECOLÓGICO

Por mais tecnológicos e desconectados que sejamos os Homens de hoje, a nossa sobrevivência no Planeta está ancorada nos Quatro Elementos da Natureza: Água, Fogo, Terra e Ar.

Se faltar um deles, se terá perdido a vida. Quando se fala no conceito de HOMEM ECOLÓGICO, está subentendido que este Ser está alinhado e em harmonia com os quatro elementos.   É possível manter esta conexão, mesmo estando afastado da natureza, por que os quatro elementos estão também na estrutura física e astral interna do Homem. 
Ou seja, os Elementos atuam dentro no Ser Humano,  se integrando com as suas diversas multi-funcionalidades internas. 
Isso implica algumas atitudes práticas diante da Vida, tais como aceitar-se,  ousar a mudança, amar e odiar, ou seja, mover-se pela vida,  apesar de de todas as limitações conhecidas ou ainda desconhecidas. 

A vida é um mistério para ser descoberto e sentido. 

Há pessoas que passam uma vida inteira dedicadas a reproduzir o padrão filosófico-religioso que lhes foi imposto na formação infantil. Elas jamais vão sair do seu casulo padrão, e isto não é pecado algum. São apenas limitações da vivência que se escolheu.

Sim, a vida é uma escolha entre várias possibilidades disponíveis. Independente da escolha de cada um, os quatro elementos nos estarão assessorando da melhor maneira possível.  

A MEDITAÇÃO DOS QUATRO ELEMENTOS é individual e feita  em silêncio. A simples mentalização no tema já provoca os movimentos internos necessários para o equilíbrio psíquico-físico que se quer atingir. Quando colocamos nossa mente no  elemento  ÁGUA, por exemplo, imediatamente já sentimos os movimentos das ondas assimétricas revolvendo nossas emoções, mesmo aquelas guardadas à sete  chaves. E assim por diante. 

O tempo de duração é muito relativo e variável. Deve-se ficar mentalizando cada elemento pelo tempo que se sentir confortável. Eu faço esta meditação todas as manhãs na praia; e já  automatizei  o clique de mudança de um elemento para o outro. Pode durar não mais  do que um minuto; ou três minutos para cada elemento, no máximo. É, portanto, mais uma técnica de meditação instantânea.

A sequência indicada é ÁGUA, FOGO, TERRA e AR.



pingente de prata simbolo da tribo da agua avatar.
Elemento ÁGUA

Deve-se começar esta meditação pelo elemento ÁGUA, devido ao seu caráter intimista, orientado para as emoções pessoais e  à energia feminina Yin. Nós de Florianópolis, que temos a sorte de viver numa ilha oceânica, podemos fazer esta  meditação na praia, especialmente as do leste da ilha, onde se pode ouvir o som das ondas. A função esotérica da ÁGUA é movimentar o repositório interno de  emoções. Quando uma pessoa está  demasiadamente focada na ÁGUA, apresenta comportamento melancólico, podendo chegar à depressão. Por isso, é importante sacudir a alma, colocar em evidência tudo aquilo que está guardado e escondido dentro do Inconsciente. Aqui não se vai fazer uma catarse dolorosa, mas sim pedir à  entidade Água que  movimente o nosso porão interno e faça vir à tona as emoções escondidas. No entanto, não é necessário vivenciá-las todas de novo, ao contrário, deve-se trazê-las para um  ponto da consciência onde seja possível queimá-las em seguida, para que  se  afastem de nossa vida. A seleção natural vai separar  as  emoções boas,  que nos dão alento, daquelas que merecem  desaparecer. 



Elemento FOGO
Quando invocamos o elemento FOGO estamos trazendo vida e movimento para dentro de nós. As pessoas demasiadamente focadas no Fogo são impacientes e nervosas, principalmente quando confrontadas com a Água, elemento com o qual se compensa naturalmente.  Água apaga o Fogo, não é ? Por outro lado,  o Ar acende o fogo. Por isso é tão importante  manter em equilíbrio o sistema interno dos quatro elementos. A função esotérica do Fogo nesta meditação é queimar tudo que não presta, que já está com prazo vencido. Emoções ruins despertas pela  Água. Dores de amores que já se foram, histórias  antigas de fracasso ou mesmo de sucesso, prejuízos irrecuperáveis, etc, serão todos queimados  no Fogo interno da alma. Qual Fênix nascida das cinzas, novas esperanças virão depois do incêndio. A consciência fará  naturalmente a separação do que deve ser destruído e aquilo que  merece ser  preservado. 

Elemento TERRA
O elemento TERRA é o grande continente que a todos nos ampara. O território da firmeza e estabilidade. A Terra é  imprescindível para o florescimento da  vida, após a passagem pela destruição da Água e do Fogo. As sementes serão germinadas e novas  oportunidades estarão  amparadas em "terra firme". Esta é a base existencial da condição humana. A função esotérica da Terra nesta meditação é prover certas características  físicas da vida: realidade, solidez, estrutura, etc. Mas, atenção! A pessoa demasiadamente  focada no elemento Terra é  profundamente infeliz, amarrada em suas crenças e preconceitos, irredutível, ranzinza, etc. É preciso compensar com o Ar,  que abre os  horizontes para a vida.  


Elemento AR
O AR é parte da herança cósmica deixada para nós pelo Deus que fundou a Vida como ela é neste momento. Através do Ar somos nutridos por uma energia essencial chamada Prana. O Ar é vertical e nos coloca em contato com o mundo visto do alto, de uma perspectiva ampla e horizontal. Ele nos propicia uma visão de conjunto. No Ar está o pensamento e as energias de coisas que ainda virão a existir. Ou seja,  que ainda são apenas sonhos. O Ar nos aponta os caminhos que ainda teremos que percorrer. Ele nos mostra os desafios que nos esperam ao longo da estrada. Cabe a nós enfrentá-los ou não. A desistência não significa covardia, mas adequação. A pessoa excessivamente centrada no Ar está sempre "viajando", distante da realidade da Terra onde efetivamente vive.




A 93 milhões de milhas do Sol
As pessoas preparam-se, preparam-se
Porque lá vem... É uma luz
Uma linda luz além do horizonte
Para dentro de nossos olhos
Oh, minha nossa!, que lindo
Oh, minha bela mãe
Ela me disse, "filho, você irá longe na vida"
Se fizer tudo direito, amará o lugar onde estiver
Apenas tenha certeza de que onde quer que vá
Você sempre poderá voltar para casa

A 240 mil milhas da Lua
Percorremos uma longa distância
para pertencer a esse lugar
Para compartilhar essa vista da noite
Uma noite gloriosa
Além do horizonte há outro céu brilhante
Oh, minha nossa!, que lindo
Oh, meu pai irrefutável
Ele me disse, "filho
às vezes, pode parecer escuro"
Mas a ausência da luz
é uma parte necessária
Apenas tenha certeza de que
de que você nunca está sozinho
Você sempre poderá voltar para casa

Você sempre pode voltar
Toda estrada é uma ladeira escorregadia
Mas sempre há uma mão
na qual você pode se segurar
Olhando profundamente pelo telescópio
Você pode perceber que seu
lar está dentro de você

Apenas tenha certeza de que
onde quer que você vá
Não, você nunca está sozinho
Você sempre voltará para casa

A 93 milhões de milhas do Sol
As pessoas preparam-se, preparam-se
Porque lá vem, é uma luz
Uma linda luz, além do horizonte
Para dentro de nossos olhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário