terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ligações Perigosas, tenebrosas transações.

O ministro do STF, Joaquim Barbosa, está bombando na mídia e na Internet. Não faltam admiradores e fans, propondo inclusive sua candidatura a Presidente da República, acima dos partidos. É o novo "messias", tal como Lula já foi um dia. 

Messias é um tema perigoso. Uns, como os judeus, ainda esperam o seu. Outros, como os cristãos, celebram a morte do seu, que foi o judeu Jesus Cristo, episódio visto como o acontecimento crucial da humanidade, que resultou na civilização ocidental, construída a partir das cinzas do império romano. 

Messias é aquele que vem para salvar. Neste sentido, a presença de um tal culto a um homem só é extremamente perigoso. Hitler foi um deles, só para citar o pior de todos. Não estou dizendo que o Joaquim Barbosa será um Hitler, nem mesmo que Barbosa vai aceitar o papel de salvador da pátria. Apenas constato este momento histórico, em que as lideranças populares estão mais sujas que pau de galinheiro, daí o sucesso da presença de um causídico negro na suprema corte, condenando "mal feitos" de gente ainda muito poderosa.

Agora mesmo, Joaquim Barbosa profere mais uma de suas frases demolidoras: " Há lavagem de dinheiro porque, ao invés de fazer como todas as empresas do país, que é receber dinheiro na empresa, ele (Duda Mendonça) recebeu o dinheiro através de uma offshore. A empresa tem outro nome, não é Duda Mendonça, é Dusserdolf Company. Isso não é lavagem de dinheiro? Não é ocultar?".     Foi o único ministro a condenar o marqueteiro Duda Mendonça. Todos os demais ministros o absolveram. 

O caso é que Duda Mendonça fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002 e ainda não tinha recebido o valor total combinado. Faltavam 10 milhões de reais. Então, os encarregados das contas do PT lhe propuseram que abrisse uma conta bancária num paraíso fiscal, para onde mandariam o dinheiro. Se fosse dinheiro limpo, não precisaria nada disso, certo? Um a zero para o Joaquim Barbosa. Se é assim, por que os demais ministros do STF o absolveram, depois de terem condenado próceres como José Dirceu e José Genuíno? Há algo de estranho no ar .... tchan tchan tchan tchan!!!!

Os analistas da grande mídia começam a especular coisas. Uma delas é que, agora que foi inocentado, Duda Mendonça pode voltar tranquilamente ao mercado de marketing eleitoreiro. O comentarista Kennedy de Alencar, na CBN, informou que o governador de Pernambuco já faz contatos para contratá-lo para a próxima campanha presidencial, que ele jura de pés juntos que não haverá, por que vai apoiar a reeleição de Dilma. Lula já está fora, não só pelo escândalo do qual foi o chefe real, embora escondido, mas, principalmente pelo estado de saúde declinante. Se, por acaso, Dilma não se mostrar eleitoralmente viável em 2014, quem seria o titular a defender a meta governista? Quem apostar em Eduardo Campos tem grande chance de sair ganhando.  

O fato é que Duda Mendonça é muito competente no trabalho de engambelar o prezado cidadão público-eleitor ouvinte e telespectador. Cria fantasias virtuais que se transformam em imagens de uma realidade passada como real. Ele não é chulo como esses marqueteiros aqui de Floripa, que deixam evidente sua intenção de nos tratar como idiotas, como o comercial do Gean que tenta nos convencer de que nós, que não votamos no Cézar no primeiro turno, temos agora como única alternativa o voto no pimpolho da elite, rouco e de olho azul. Mais ainda, diz na cara dura que ele vai representar todas as "propostas" colocadas pelos candidatos do PCdoB-PT, PSOL e um tal Pátria Livre.  Não, esses não servem de parâmetro para comparar com o bruxo lulista! Duda Mendonça produziu um novo Lula, enterrando o fantasma do sapo barbudo e criando o príncipe operário. Com ele, Lula aprendeu a fazer campanha política, por que política propriamente dita ele já sabia fazer muito bem, mas, enfrentou o poder da mídia, com a Globo manipulando escandalosamente o debate que se deu na campanha final de 1989, entre Lula e Collor. Ali, Lula foi derrotado pela esperteza da estratégia demolidora de Collor, que já havia apresentado uma senhora que dizia ser a ex-mulher de Lula, mãe de sua filha Lurian, a qual teria sido pressionada por Lula para abortar a criança. Foi um estrondo nas classes conservadoras e religiosas. Fora isso, Collor olhava insistentemente para uma pasta sobre a mesa, que o disse-me-disse espalhava sutilmente conter dossiê sobre o caso de Lula, então já casado, com uma jornalista de Brasília, no tempo que foi deputado federal. Não deu outra: Lula amarelou. E perdeu o debate e a eleição.



Com Duda Mendonça, Lula aprendeu a manipular a emoção das pessoas simples a seu favor, como no último debate da campanha de 2002,  quando contou um episódio que teria passado num estado do nordeste, onde uma mãe lhe procurou pedindo ajuda para uma criança que levava ao colo. Disse ele que, quando descobriu o lençol que protegia a criança da luz solar,  viu que ela estava morta. Não importa se depois desse debate, ele, Duda, Dirceu e outros poucos membros da "diretoria" foram jantar num restaurante de luxo no Leblon, onde brindaram com um vinho Borgonha de 7 mil reais a garrafa. Provavelmente, naquela altura, o caixa dois já estava abarrotado.

Seria mesmo um ótimo marqueteiro para o Eduardo Campos. Mas, para isso, não pode ser condenado no STF pelo dinheiro que le(a)vou do Mensalão. 


4 comentários:

  1. Parabéns pela parte musical de seu blog. Tenho muito a aprender. Baiúcho de Porto Alegre tendo a bloquear tudo que vem em inglês, por isso estudei francês. Hoje só o "português" me resta. Ficarei atento a suas dicas. Obrigado!
    Quanto aos comentários sobre Lula parece-me que você segue a linha que a classe média e a dita elite brasileira espalham na mérdia. Acredito Lula fez o que nenhum dos generais entreguistas e os dotô de facurdade conseguiram. Olhar e tirar os miseráveis da M. A mim nada deu. Apenas os guris que estavam indo pro comércio de pó aqui perto conseguiram um emprego improvável antes, pois o país se arrastava, e largaram da cheiração. Bom ter seus textos numa cidade que adora estrangeirismo medíocres.
    Rogério Bezerra
    Ribeirão da Ilha

    ResponderExcluir
  2. Heya i'mfor the first time here. I came across this board and I find It
    really useful &it helped me out much. I hope to give one thing back and help others like
    you helped me.

    Feel free to surf to my webpage oyun sitesi kurma resimli
    anlatim (http://oyunlar.portal1.ro/profile/roskinner)

    ResponderExcluir
  3. If the loan is not repaid, it can severely damage your
    credit and a judgment can be sought. It is very important to
    note, though, that these loans () are
    not subsidized or backed by the federal government.

    that they could obtain a mortgage or remortgage of up to as much as
    $If he earned enough money.

    ResponderExcluir
  4. Have you ever thought about adding a little bit more than just
    your articles? I mean, what you say is important
    and everything. But think of if you added some great pictures or videos to give your posts more, "pop"!
    Your content is excellent but with images and videos, this blog could certainly be one of the most beneficial
    in its niche. Fantastic blog!

    my weblog; plumbing companies Goodyear

    ResponderExcluir