domingo, 9 de agosto de 2015

O KARMA nas tradições religiosas


escolher, seu, karma, muitos, portas, caminhos, destino, destino, sorte - csp18734633






























Existe uma palavra no budismo indiano, DHARMA, que significa "lei natural". A tradução literal seria "aquilo que se sustenta e se mantém". O Dharma também é traduzido como a lei divina atemporal, eterna, que baliza todas as coisas. Para simplificar, dizemos que é a lei sagrada sob a qual todas as coisas estão dispostas, inclusive do ponto de vista individual. Isso por que o Dharma de uma pessoa pode ser diferente de outra. Existe um caráter universal na Lei, mas também uma particularidade específica de um indivíduo, o que chamamos no budismo como a forma de ser daquele indivíduo, segundo o estado atual de sua evolução espiritual. Isso fica claro no diálogo entre Krishna e o guerreiro Arjuna, no livro épico védico Bhaghavad Gitã. Nele, Arjuna recebe instrução sobre a sua natureza de guerreiro, que tem a obrigação de matar os inimigos na guerra, o que seria em princípio um ato anti ético. Krishna lhe explica que se o seu Dharma pessoal é ser guerreiro, então que Arjuna procure fazê-lo de maneira leal e bem intencionada, cumprindo com eficácia e precisão o que dele se espera, até que o caminho evolucional, nesta ou numa próxima encarnação, o coloque em outra circunstância. 

Todo comportamento que entra em choque com o Dharma é considerado desvio de conduta e significa KARMA. Este é outro termo em sânscrito, que significa "ação", derivada da relação existente entre CAUSA E EFEITO. Ou seja, a toda CAUSA corresponde um EFEITO, a toda AÇÃO corresponde uma REAÇÃO. 

Segundo a mestra de Yoga Emilce Shrividya Starling "A palavra karma vem da raiz sânscrita "kr" que significa fazer ou agir e do sufixo "ma" que significa efeito. O significado literal de karma é ação. Assim, realmente fazemos os karmas e colhemos seus frutos. É a lei de ação e reação. É a lei fundamental da reencarnação. É uma lei interessada em nosso aprendizado. Essa lei faz com que a conseqüência venha sobre nós para avaliarmos. A toda ação corresponde uma reação, inexoravelmente. Às vezes, uma ação só vai se refletir em outra vida, ou anos mais tarde, ou imediatamente."

No Budismo, não é uma lei de punição, e sim de educação, para vermos nossos erros e defeitos e trabalharmos no sentido de corrigí-los, para fazer cumprir o nosso Dharma, condição essencial para o aprendizado evolucional. Portanto, trata-se de uma lição que temos obrigatoriamente que aprender, mais cedo ou mais tarde. 

Esquema ilustrativo da relação entre Dharma e Karma no budismo



KARMA NO CRISTIANISMO


A religião cristã renega tanto o Karma quanto a possibilidade de reencarnação. Segundo a Bíblia Sagrada dos cristãos, em Hebreus 9:27 , "Como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” , eles acreditam que o espírito vem de um plano incompreensível, não material, e uma vez encarnado participa de sua vida enquanto ser humano. Depois de morto, o corpo físico retorna ao   mundo virtual, aguardando a volta de Jesus Cristo, o filho de deus, que, ao lado do Pai todo poderoso, fará o julgamento individual de casa pessoa. Os que forem aprovados, sentarão "a direita do Pai", e os que forem condenados, queimarão eternamente no fogo do inferno. Apesar do absurdo desse raciocínio, é a principal verdade religiosa que permanece na mente ocidental, reafirmando o dogma que o Deus da religião cristã seja essa criatura vingativa e cruel. Além disso, o Jesus Cristo é considerado um cordeiro de deus, à moda judaica, que doou seu sangue para lavar os pecados da humanidade, passados, presentes e futuros. O resultado disso é a imensa culpa que os cristãos carregam e nunca terão plenamente suas responsabilidades amenizadas, por ser absolutamente impossível resgatar essa dívida de sangue. Das religiões, é a mais cruel e sangrenta. Em seu nome, foram cometidas atrocidades sem limites, inclusive a ocupação da cidade sagrada de Jerusalém, em cujas ruas, segundo relatos dos próprios cristãos, corriam enxurradas de sangue árabe.


KARMA NO ISLAMISMO

O Islamismo é a segunda maior religião do planeta. Por incrível que pareça, há quase dois bilhões de pessoas que professam essa fé religiosa, atrás apenas dos tres bilhões de budistas. Portanto, para os cristãos ocidentais que se julgam os donos da verdade, esqueçam seus sonhos de onipotência, principalmente os cristãos norte americanos, que só vêm seu Jesus Cristo ideologicamente imaginado pela frente. Talvez o Islã seja a religião que mais pratica o sentido do Karma como pecado. É famoso o exemplo de que nos países árabes, o roubo é punido com a amputação da mão do ladrão. É a expressão máxima do julgamento a que estão todos sujeitos, na medida em que os indivíduos são servos do Senhor Alá, o supremo, representado na Terra por seus sacerdotes. A pena para um pecado capital, como entendidos os crimes de sangue, por exemplo, é a morte. No entanto, mais sério do que o crime representado por uma contravenção de sangue, a devoção a outros deuses é ainda mais grave. Os cristãos herdaram dos judeus os DEZ MANDAMENTOS.  Pois, no islamismo, esses mandamentos são SETENTA. Nesta lista, tem de tudo.`É pecado não lavar o órgão sexual, masculino ou feminino, depois de urinar. Ali na lista também consta que o Homossexualismo está no mesmo nível do Assassinato.  Pois é, nesta altura do campeonato, sou obrigado a retirar a censura que fiz lá atrás sobre o caráter de crueldade do cristianismo, kkk. 

KARMA NO ESPIRITISMO

Helena Bravatski disse certa ocasião, referindo-se a seu antecessor Alan Kardek, que o espiritismo é "um cristianismo aguado". Isso por que o pensador e místico francês não ousou enfrentar o catolicismo predominante em seu país, ao trazer para o ocidente os conceitos fundamentais do KARMA  e da REENCARNAÇÃO. A doutrina espiritista foi a que melhor entendeu a mensagem de Jesus Cristo, no sentido de que a "caridade" é a expressão maior do amor nesta era de Peixes, que está por terminar.  A mensagem cristã falhou em seu propósito de fazer avançar a humanidade, mas ainda é o valor máximo religioso no mundo ocidental e materialista. O espiritismo kardecista imagina a existência de um certo componente espiritual que define a alma, à qual eles chamam de "perispírito", que seria o equivalente aos corpos astral e mental como entendidos pela teosofia budista. Para eles, o karma fica acumulado neste nível e sua reparação se dá pelo amor fraternal. A dor, física ou espiritual, é um processo através do qual se pode sublimar os erros cometidos no passado, na mesma proporção dos males causados a outras pessoas ou ao meio ambiente.   

KARMA NA ERA DE AQUÁRIO

A cada dois mil anos, aproximadamente, a humanidade é administrada por um Avatar diferente. O período que ora se encerra, o cristianismo, foi governado por Jesus Cristo, e deveria ter sido a era do amor fraternal. Nâo foi... Várias outras eras falharam em seus propósitos. Houve um período na antiguidade, em que a Terra estava protegida por grandes seres espirituais. Na Grécia se desenvolvia uma civilização de alta densidade, onde se sobressaia a inteligência de Pitágoras, ao mesmo tempo na Índia se desenvolvia a suprema sabedoria do Bhuda, que se iluminou a partir do indivíduo pessoa  física representada pelo príncipe Sidharta Gautama, enquanto na China o imperador recebia conselhos de ninguém menos que o sábio Confúcio. Um dos imperadores da Índia desfaz seu exército, o Egito é uma ilha de desenvolvimento científico e filosófico, brilham os reinos do Império Persa e na América dá-se o apogeu dos astecas. Vejam que o mundo já foi mais desenvolvido do que a barbárie de hoje.

Dizem que a Era de Aquário está chegando para dar uma outra chance ao planeta. Quando eu atuava como voluntário no atendimento a pessoas em carência de afeto e energia vital, via chegarem jovens adolescentes cujas luzes brilhavam intensamente, apesar do suposto desequilíbrio que aparentavam. Os místicos dizem que se trata de seres com a substância rubi em suas energias vitais, pessoas destinadas a construírem o novo mundo. Isso vai levar ainda muitos séculos, não é para a nossa geração, nem a de nossos netos. Mas, que um dia virá, os místicos da "nova era" não têm dúvida. Algumas linhas derivadas da Teosofia chegam a acreditar que o Brasil será o centro da quinta raça, aquela que fará a humanidade dar um salto de qualidade sem precedentes...!












Nenhum comentário:

Postar um comentário