terça-feira, 4 de agosto de 2015

Aparados da Serra










Um pouco acima de Porto Alegre, no sentido norte, inicia-se um planalto a cerca de mil metros de altitude sobre o nível do mar. Dá se a ele o nome de Serra Geral, depois Serra do Mar, depois Serra da Mantiqueira, depois ... bem, na verdade, essa cadeia de montanhas vai do Rio Grande do Sul até o meio da Bahia. Seu processo de formação geológica principia lá há 200 milhões de anos, quando os continentes de América e África eram um só e se iniciou a rachadura que os separaria. Os cientistas calculam que esse processo levou aproximadamente 80 milhões de anos. 

Na atual região de fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a não mais que 30 quilômetros do oceano, a Serra Geral foi cortada abruptamente pelas movimentações geológicas decorrentes de erupções vulcânicas. O fenômeno que ocorreu há 120 milhões de anos deu origem ao território onde está o atual parque APARADOS DA SERRA, que leva este nome por que os tropeiros que primeiro chegaram nele o imaginaram como um paredão que tivesse sido cortado por uma imensa faca. Do alto do planalto, a mil metros de altitude, se enxerga nos dias claros e límpidos todo o território até o mar. Neste paredão, formam-se fendas que entram pelo continente adentro, caracterizando cânyons cuja profundidade média é de 700 metros de altura. 

Dois desses cânyons estão acessíveis por estradas de rodagem precárias, que são os denominados Fortaleza e Itaimbèzinho. Outros, são acessáveis apenas a cavalo ou à pé, em grupos especiais, com alto preparo físico e sob orientação de guias especializados. Também é possível adentrar pelos cânyons a partir de sua parte de baixo, em excursões especializadas que partem da cidade catarinense chamada Praia Grande, situada ao pé do paredão.  









O Parque Aparados da Serra, onde fizemos as fotos acima, tem apenas duas pequenas  trilhas abertas ao público. Trinta anos atrás, eu o visitei quando ainda não era cercado. Naquele tempo, os frequentadores tinham muito mais estrutura de apoio, servida a partir de empreendedores privados, do que hoje, sob administração do governo federal. A estrutura funcional é absolutamente insatisfatória e os turistas acabam mesmo recebendo informações e apoio nas trilhas, a partir dos guias de empresas de turismo que estejam atuando no local. Se me perguntarem sobre as vantagens de terem federalizado o parque, eu diria: NENHUMA.  

O local serviu de cenário para alguns acontecimentos históricos, como a Guerra dos Farrapos, da qual Garibaldi participou na qualidade de aventureiro italiano, anarquista antes que A Comuna de Paris tenha "inventado" o anarquismo. O gaudério que veio a correr o mundo na companhia da "heroína de dois mundos", a açoriana catarinense Anita, na realidade só veio a conhecê-la por que desceu por aquelas escarpas em direção a Laguna, numa arriscada estratégia de expandir a guerra. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário