segunda-feira, 27 de março de 2017

JANIS FOI MINHA PERDIÇÃO



Eu nada sabia da vida quando fui apresentado a Janis Joplin. Morava num quartel no Rio de Janeiro, e tinha notícia de que um sujeito negro que tocava uma guitarra inesperada havia morrido de overdose de heroína. Seu nome era Jimmy Hendrix. Joplin, sua parceira, era uma completa desconhecida, até por que a imprensa brasileira da época escondeu a notícia de que ela tinha estado no Rio de Janeiro. Mais ainda, tinha tomado banho de mar nua na Barra da Tijuca. 

Ela não era nenhuma deusa sensual. Mas, cantava com uma voz equivalente a todas as deusas negras da história do jazz e blues norte americano. Não tinha qualquer origem que orientasse nesse sentido, pois era do interior  do Texas. Uma garota problema, cheia de neuroses existenciais, mas corajosa. 

Foi namorada de ninguém menos que Leonard Cohen, que para ela fez esta canção: 


Sua versão de Summertime botou Billie Holliday no chinelo. 


Mas, para mim, sua canção hippie foi o que mais me encantou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário