segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

TURISMO IMPROVÁVEL

Turismo sempre é visto como uma atividade a ser cumprida como um agradecimento à Deus por algo que fizemos. Não é? 

Tem que ter um destino "top", tem que ter passeios pré programados, tem que ser com guia especializado no local de visita, enfim, é mais um problema a ser resolvido do que um programa a ser curtido. Nas viagens internacionais é pior, por que você, além de tudo, tem que prever a questão burocrática. Numa de minhas viagens à Espanha, justamente aquela com um propósito religioso e artístico, deparei-me com uma senhora companheira de viagem a tentar falar com seu filho, por um telefone celular, onde ela queria orientação do rapaz como fazer funcionar a câmera fotográfica.  rsrsrs arghhh!!!

No Brasil e na América do Sul, tenho recorrido todos os quintais. Às vezes me vejo interessado em renovar alguma viagem, mas, apenas ao lembrar as lambanças e problemas do passado, já vou desistindo. Já tive que importar meu próprio carro para entrar no Peru, por exemplo. Não é a prova de que nos tornamos, finalmente, animais irracionais???

A MORADA DOS DRUIDAS




O Canyon do GUARTELÁ fica na região dos campos gerais do Paraná, entre as cidades de Tibagi e Castro. Há duas formas de contemplá-lo.

1) Pela parte de cima, onde se localiza o Parque Estadual do Guartelá. Há uma trilha padrão para os turistas apreciarem o cânyon. O Parque é acessável pela rodovia asfaltada, em boas condições, que liga as cidades de Tibagi e Castro, 60 km.  Ambas possuem boa rede de hotéis simples, porém confortáveis, a preços módicos.  Além da trilha padrão, há uma outra mais complexa, para entrar mais à fundo no parque e apreciar as inscrições rupestres pré históricas. Essa eu nunca fiz nem é recomendável para visitantes de primeira viagem.




2) Pela parte de baixo, ou seja, por dentro do cânyon, que é formado pelo leito do pequeno Rio Iapó, correndo entre paredões, ao longo de 30 km. Há uma estrutura mais amigável para turistas de um dia ou curtos períodos, localizada dentro da Pousada Cânyon do Guartelá, acessável a partir da cidade de Castro, por estradas vicinais de terra (30 km), que conduzem ao interior do cânyon. Nesta perspectiva de baixo, talvez estejam as atrações mais interessantes para os amantes da natureza, assim como os apreciadores de ambientes místicos. É possível uma visita para passar o dia, a 30 reais por pessoa. Uma diária em apartamento duplo sai por 180 reais. Uma cabana em pirâmide sai por 240 reais. O custo médio de uma refeição é de 30 reais por pessoa, fora as bebidas. 
http://www.pousadadocanyonguartela.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário