quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CRISTIANISMO versus CRISTICIDADE - Quando virá a Nova Era?



  • Mestre, quando virá o NOVO MUNDO ?  E quando poderemos entrar no Reino de Deus?
  • O novo mundo já começou e o Reino de Deus está dentro de vós. 


Este é um diálogo narrado no quinto evangelho sobre a vida de Jesus, encontrado no Egito e escrito pelo apóstolo Tomé, conforme nos informa HUBERTO ROHDEN, um teólogo de formação católica jesuítica, que se aprofundou tanto no estudo das escrituras, que não se limitou à Bíblia, como normalmente fazem os teólogos cristãos. Ao contrário, Huberto Rohden empreendeu-se pelo amplo mundo da religiosidade humana, incluindo outras fontes doutrinárias em sua área de interesse, como o hinduísmo e o budismo. Com o passar do tempo e suas experiências em vários países, foi se tornando espiritualista universal e abandonando aos poucos o catolicismo, mas preservou-se como basicamente cristão até o fim. Ainda assim, muitas autoridades eclesiásticas, inclusive figuras importantes que com ele partilharam notórias experiências teológicas, o consideraram ter-se tornado ateu. Muito ao contrário, suas fronteiras se expandiram ao ponto em que o simples cristianismo deixou de ser o ponto principal e a religiosidade humana assumiu este posto. Logo após a segunda guerra mundial, largou a função de sacerdote, ao ser aceito como bolsista da Universidade de Princeton, Nova Jersey (EUA), onde conviveu com Albert Eisntein. A partir daí, tornou-se teólogo universalista e se correspondia com grandes autoridades de filosofia e religião no mundo inteiro. Retornando ao Brasil, fixou-se na cidade de São Paulo, onde fundou o Movimento Alvorada, destinado a prestar assistência humanitária e espiritual ao público interessado. Fazia palestras regulares em instituições religiosas e filosóficas, além de reuniões abertas semanais na sede do Instituto Alvorada. Muitas destas palestras foram gravadas e hoje estão disponíveis, circulando pelas redes sociais. Deixou mais de 100 obras escritas. Em 1920, ao início da vida sacerdotal, foi nomeado Vigário Geral da Catedral de Florianópolis, mas, preferiu outra função, a de pregador errante pelas pequenas igrejas e vilas do interior da Ilha de Santa Catarina. Faleceu em 1981 em seu retiro espiritual nas cercanias de São Paulo. Está sepultado em sua terra natal, São Ludgero (SC).

QUANDO VIRÁ A NOVA ERA ?

A pergunta que o discípulo fez ao Mestre Jesus continua ressoando dois mil anos depois. Entra século, sai século, as pessoas insistem numa mudança automática para suas vidas. Querem saber quando haverá um evento milagroso que as transformem, como num passe de mágica. Como se fosse possível apertar um botão e ver surgir o momento aguardado da chegada de um novo tempo, maravilhoso e transformador, que abra as portas de um mundo diferente. Como se a mudança fosse uma questão astrológica ou simplesmente metafísica. Antes era a mudança do milênio. Agora, é a entrada da Era de Aquário. Pelo menos, a mudança do milênio era mais fácil acompanhar, por que tinha data marcada, mas não aconteceu nada...  Já a entrada da Era de Aquário não é tão simples determinar. Uns dizem que já chegou, outros dizem que estamos entrando nela neste exato momento e ainda outros afirmam ser coisa só pra daqui a muito tempo. Portanto, aguardar para mudar junto com a Era de Aquário é esperar sentado ...

A mudança é um processo pessoal e interior, que não se faz de fora para dentro. É sempre um laborioso sistema de abrir janelas para deixar penetrar a Luz. Se você gosta de laranjas, trate de plantar laranjeiras. Sem elas, não é possível a produção de laranjas. 

Atingir níveis superiores de espiritualidade e paz, significa entregar-se ao milagre da transformação divina, colocando-se à disposição da divindade para que esta opere os milagres necessários. Não será você que determinará o que deve ser feito, mas, o seu Eu Superior, o seu deus-potencial-semente o guiará pelos caminhos do crescimento espiritual, passo a passo, sem apressar nem atrasar a jornada. "Caminhante, não há caminho; o caminho se faz ao andar" é o verso famoso do poeta ibérico. Da mesma forma, os budistas aconselham a ir com calma, pois "quando o discípulo está pronto, o mestre aparece". Isto significa que o desenvolvimento espiritual envolve sempre algum mistério, alguma entrega. Há uma palavra em sânscrito, idioma sagrado dos hindus, que significa "entrega". Esta palavra é "sanias", por isso eles dizem que pelo menos por um tempo na vida uma pessoa devota deveria se tornar um "saniase", aquele que se entregou à sua missão de crescimento.  

Devagar, de passo em passo, o ser humano vai equilibrando os defeitos e incompletudes naturais de sua personalidade. Através da prática de orações e meditações, vai aprendendo a entrar no estado de Nirvana, a paz total. Porém, neste estado de Nirvana, o devoto esquece completamente da sua vida prática; e, conforme bem sabemos, não é possível manter-se eternamente em estado meditativo, é preciso cuidar da casa, descascar as batatas, pagar as contas, etc. Então, quando volta para o estado de balbúrdia, quando o lago não está mais contemplativo, calmo e parado, a alma do devoto entra em estado de Sansara, ou seja, confusão e stress. No estado de Sansara, foi-se embora o equilíbrio... A tarefa do ser humano é, pois, obter o justo equilíbrio entre Sansara e Nirvana. Sair de um para outro como se trocássemos de camisa, como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem percalços nem atribulações. 

Como disse o Mestre, o Novo Mundo sempre existiu e sempre esteve dentro de nós. Ocorre que nós simplesmente não aprendemos a identificá-lo. Só é possível fazê-lo com os olhos do Eu Superior. Não será com os olhos da personalidade egóica que vais consegui-lo !    


Nenhum comentário:

Postar um comentário