Vão importar médicos cubanos para atuar no SUS. Eu não sou especialista na área, mas, tenho ouvido dizer que os médicos brasileiros não trabalham no SUS por que a remuneração é ridícula, como realmente é, basta ver a quantidade de fraudes que se comete neste sistema, afim de elevar um pouco o faturamento. A maioria dos hospitais públicos e de organizações humanitárias que atendem pelo SUS estão falindo ou já faliram, como as antigas Santas Casas, então mantidas pela igreja católica, a qual, justamente por que deixou de ser parte do estado laico, abandonou-as à própria sorte.
A pergunta que não quer calar é "Por que os médicos cubanos seriam solução para os nossos problemas de medicina emergencial ?".
Bueno, não seriam. Estive conversando sobre isso com um médico peruano, em minha recente visita a Cusco. Ele revelou que em seu país se tentou o mesmo movimento, porém, os médicos cubanos chegaram e não deram conta da situação. Estes cubanos estão preparados para atuarem prioritariamente como "médicos de família", graças ao bom sistema de medicina preventiva existente em Cuba. Isso não tem nada a ver com o caos que encontram em nossas emergências. Então, entram em pânico e causam mais problemas do que soluções. Não resolvem os problemas de "falta de médico", e, ao contrário, ainda criam mais alguns. Vamos ver como será a solução "brasileira", e torcer, claro ! Que venham lindas morenas cubanas a atuarem no posto de saúde do Campeche!
Não queria estar na pele da Dilma nestes tempos de protestos de ruas. Compreendo que ela é apenas uma peça da engrenagem. Lembra-se que a Dilma foi alçada à posição de ministra das Minas e Energia por que o Lula não conseguiu um acordo com os grupos que dominavam o setor, empreiteiras e Sarneys, logo no início do primeiro mandato. Ela ficou ali, como poste de prontidão. Depois, com o mensalão e a queima do Zé Dirceu, a Dilma foi chamada para a casa civil. Lembro-me que Lula a levou no aerolula para Asunción, numa dessas cúpulas do Mercosul. Ali, diante das condições colocadas por Lula, ela aceitou ser poste mais uma vez. Quando o PT ameaçava se rachar, Lula a impôs como sua candidata à convenção do PT. Desta vez o poste iria assumir nada mais nada menos que a Presidência da República. Não é à toa que, diante do impasse de manifestações não previstas e não imaginadas pelos seus sociólogos e marqueteiros, Dilma foi logo ao encontro de seu mentor, em São Bernardo do Campo. Assistindo a tudo ao vivo e a cores, o ministro da justiça foi encarregado de dizer à imprensa que o encontro fora apenas uma reunião de amigos. E disse mais: Lula não tinha nada a comentar sobre o assunto dos protestos. Sobre o que pensava Dilma, ele não falou, por que era naturalmente desnecessário. Todos sabemos quem realmente continua a ser Presidente da República do Brasil. República? Tenho minhas dúvidas ... Em todo caso, vamos apreciar a música da nossa América real, tristemente submetida aos desmandos das casernas ou dos líderes personalistas como Perón, Vargas, Lula e Chirchner. A única que se salva é a música de León Grieco, interpretado pelas nossas fascinantes cantoras que seguem nossas tradições humanistas, apesar de tudo.
Já perceberam que o povo não explodiu rojão ou fez carreata na nossa classificação para a semi final dessa copa fajuta da Fifa, que reúne seleções como Espanha 9 versus Taiti zero. Que torneio politiqueiro é esse? Isso chega a ser um desaforo para o esporte ! Mas, o povo não explodiu rojões por que o Brasil está pegando fogo. Essa é a razão por que a população não comemora. Ninguém consegue explicar o que está acontecendo nas ruas das nossas cidades e estradas . Todas as teorias são apenas suposições. Vi as explicações de um grande sociólogo, que acha tudo isso a consequência de uma insatisfação reprimida, louca para sair do armário e que apenas aguardava o aparecimento de algum corajoso que a explicitasse, o que teria se dado com as manifestações do pessoal do Passe Livre. Vi também explicações místicas, segundo as quais a Era de Aquarius está mudando a mentalidade das pessoas e transformando as condições objetivas do planeta, necessárias para mudanças ainda mais profundas que virão. Seja o que for, só por ser diferente virá bem. Viva a mudança!!!
Quando observamos que não há motivação de uma oposição com propostas, não há uma liderança despertando para dar sangue novo, é meio assustador imaginar um futuro próximo. Mas de qualquer maneira, sentir que há uma consciência nova sobre o poder que vem do povo já é um alento!
ResponderExcluir