terça-feira, 8 de maio de 2012

WESAK 2012


"Assuntos de religião, futebol e política não se discute", diziam nossos avós,  do alto de suas sabedorias e experiências de vida. São temas onde dificilmente se chega  a alguma conclusão ou consenso, assuntos espinhosos que só dividem, ao invés  de somar.  Política, por exemplo. À partir de minhas próprias experiências, concluí  que é impossível se chegar a consensos sobre o assunto Política, a não ser entre aliados, o que torna a própria discussão menos agressiva, na medida em que aliados   sempre   se    respeitam  e  se colaboram,  mesmo em circunstâncias lamentáveis para a cidadania, como temos visto pela imprensa.   Em todos os demais casos, a briga é certa, com a devida exceção dos encontros entre pessoas altamente desenvolvidas, coisa muito rara.



Sítio da Mestra Cleusa, Águas Mornas, SC



O campo das religiões é ainda mais perigoso, onde cada um tem a salvação para si e para o resto do mundo, o que inclui o interlocutor que vos fala. É melhor não discutir! Sempre que posso, aceito convites para assistir rituais religiosos de amigos ou parentes, nos quais participo de forma respeitosa, sem questionar qualquer dogma ou procedimento, a não ser que sejam explicitamente maléficos, o que realmente ainda nunca me aconteceu.  

Por isso aceitei o convite feito por uma amiga muito querida, alguns bons dez anos passados, para assistir um Festival de Wesak daquele ano, que se realizou num sítio particular, em meio às montanhas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Lá passei duas noites e dias repletos de maravilhas, o que veio a tornar-me não só frequentador desses eventos para os demais anos seguintes, mas também um buscador e praticante de vários princípios budistas,  na medida do possível, claro.   





O Festival de Wesak é uma cerimônia milenar budista, festiva e meditativa, que se realiza durante o período da Lua Cheia de Touro, evento planetário que ocorre quase sempre  no mês de maio e, em algumas raras ocasiões no mes de abril . Nos últimos cem anos, esta festa tem se tornado cada vez mais popular no ocidente. A maioria dos místicos acredita que este fenômeno da popularização de vários conceitos filosóficos e práticas orientais, dá-se por conta da entrada da humanidade na chamada Era de Aquarius, período de mais ou menos dois mil anos, ao qual adentramos muito recentemente, onde as energias do amor universal e da evolução espiritual estarão influenciando fortemente nossos destinos enquanto raça e astro cósmico, ou seja, o Ser Humano e o planeta Terra. Outros pensadores, mais racionais e céticos, confirmam que há, sim, uma crescente interconexão mundial entre crenças e valores de vários matizes, que resultam na integração de diferentes culturas, entre as quais o oriente e o ocidente, que historicamente sempre foram separados. Os fatores responsáveis por isso  seriam vários, nenhum deles de origem mística,  destacando-se o desenvolvimento científico e tecnológico, que torna o nosso Planeta uma aldeia global, segundo a famosa profecia de Marshal McLuhan nos anos 1970, escrita por um estrategista de comunicação social midiática, e não por um místico ou lider religioso, como poderia parecer. 









Enfim, entramos na Lua Cheia de Touro. Para os agnósticos pensadores céticos como nós, 
isso é apenas mais um evento físico, que ocorre de forma regular desde sempre. Para várias tendências místicas, no entanto, esse evento tem valores variados, mas sempre focados na questão da relação homem versus divindades, desde a tenra idade das pedras, passando pelos gregos e romanos  e chegando até nós. Os racionais que somos, eu e minha galera,  nos comportamos como analistas estruturalistas,  em pensamento lógico e sistêmico, segundo a concepção clássica científica e materialista. Jamais acreditaremos em lendas como a do Festival de Wesak. Diremos que são contos de fadas, criados pela originalidade humana, para aplacar o sentimento de solidão que nos assola cada vez mais,  mesmo à bordo de nossas bandas largas e aparelhos celulares. 

A questão que se nos  apresenta dos pontos de vista espiritual e material é que, neste momento, a Lua está literalmente "fora do caminho",  por estar ao lado da Terra no amplo espaço do sistema solar. Por isso, a vemos iluminada integralmente pelo sol. Ela própria não tem luminosidade nenhuma, conforme nos explicou o mitológico álbum "The Dark Side of the Moom", do Pink Froyd. Por estes dias, a ligação entre o Centro Solar e o planeta Terra está em seu ponto máximo, o que nos possibilitaria aproximarmo-nos de uma tal energia que poderia ser definida como "Deus", na verdade, a energia criadora, o centro da Vida e da Inteligência, pelo menos na nossa.galáxia, senão pelo universo inteiro.  




Estes momentos são propícios para mobilização das massas dos homens e mulheres que responderam aos ideais de amor e paz,  que foram lançadas pelos Mestres ancestrais desde o início da humanidade na Terra, seres iluminados como Lord Gautama Buda e Jesus Cristo. Nesta última solenidade do Wesak, eu particularmente não pedi nada pessoal aos divinos seres. Apenas compreensão internacional, interdependência econômica e unidade para a paz mundial. É o festival de Wesak.









4 comentários:

  1. Sou daqueles que não conseguem acreditar em forças exógenas com poderes para influenciar a existência humana. E asseguro que viver sem fé é muito mais difícil do que ter fé e apegar-se à crença de que existem forças que velam por nossa segurança e guiam os destinos da humanidade. Mas, por outro lado, reconheço que estes festivais e estas efemérides enriquecem nossa caminhada, seja às cegas ou teleguiada.

    ResponderExcluir
  2. Delman, eu conheço muitos ateus com imensa riqueza espiritual interna. Também conheço vários sacerdotes, pastores e monges verdadeiros safados e oportunistas. Portanto, fique tranquilo, que sua hora vai chegar, nesta ou em outras vidas futuras ... kkk

    ResponderExcluir
  3. Caro Laercio! Muita boa sua crônica e muito bem ilustrada. Também participamos desse evento, só que no sitio Alma Verde, interior de Santo Amaro, na Vagem do Braço, encravado no coração da Serra do Tabuleiro. Espetacular...

    ResponderExcluir